Diario libertario de lugo e galaxia

Memória Libertária

03/07/2013
23:43

Resultante do Projecto Mosca: Movimento Social, Crítico e Alternativo – Memória e Referência  é agora editado “Roteiros da Memória Urbana de Setúbal – o roteiro dos espaços, dos homens e das organizações sindicalistas revolucionárias e anarquistas em Setúbal “ de João Freire e M. Alexandre Lousada (Lisboa, Colibri / MOSCA, 2013).

O livro será lançado no próximo dia 22/06 na Casa da Cultura de Setúbal (Rua Detrás da Guarda, 28), sábado às 22 horas. A apresentação será feita por Albérico Afonso, Luísa Tiago de Oliveira e Paulo Eduardo Guimarães, seguindo-se debate.

Recorde-se que fruto do MOSCA fora já antes editado pelos mesmos autores o livro “Greve de Ventres! Para a história do movimento neomalthusiano em Portugal: em favor de um autocontrolo da natalidade “(Edições Colibri, 2013) .

Os recursos on line do MOSCA dão a conhecer ainda a mostra (AQUI)  “As ferramentas para a emancipação: o Museu do Arquivo Histórico-Social” que “pretende dar a conhecer alguns artefactos que integram as colecções documentais doadas ao Arquivo Histórico-Social e que foram agrupadas no seu núcleo Iconográfico e Museológico (Inventário, 1992). Estes objectos museais documentam, prestam testemunho e de alguma forma falam-nos sobre os seus criadores, utilizadores ou usos em determinado contexto.”

Numa altura em que a “matéria anarquista” desperta intenso interesse académico e intensa atualidade nas ruas por todo o mundo, ficam ainda mais algumas sugestões de Memória Libertária no blog Almanaque Republicano , na web a revista A Sementeira (1908-1910 e 1916-1917) do anarquista Hilário Marques no sítio Casa Comum / Arquivo Mário Soares e nos regulares contributos a essa história social realizados pelo Colectivo Libertário de Évora , seja em diversos apontamentos e artigos, ou no seu repositório (AQUI e AQUI).

 

Fuente

Sección: